Equipas Desafio Social

(Versão para impressão/download)

A tecnologia e a ciência também devem ser aplicadas a problemas sociais. Nesse sentido, foi feito um levantamento de problemas/necessidades reais junto de atores da economia social (ONG, IPSS e empresas sociais) para perceber que tipo de soluções de cariz tecnológico as pode ajudar a resolver estes problemas. Depois de selecionadas as carências foi lançado um desafio aos colaboradores do INESC TEC, que deverão, em equipas, propor soluções na forma de ideias ou protótipos. A apresentação e avaliação das tecnologias serão feitas no dia 4 de junho. (Mais informações)

equipa 2: soci.g.al

1

Luís Trigo - INESC TEC (LIAAD)
Rui Sarmento - INESC TEC (LIAAD)
João Miller - Universidade do Porto

Gestão Global de Associados e Doadores

Resposta ao desafio: ANEM, caso 2, nº3

Resumo:

A solução a apresentar irá compreender a identificação e caraterização de doentes com esclerose múltipla assim como a gestão de associados, doadores e utentes da Associação Nacional de Esclerose Múltipla. Pretende-se implementar uma plataforma integrada que responda aos desafios da gestão de uma organização sem fins lucrativos de uma forma proativa.

equipa 3: SFH - Solutions for Humanity

2

Joana Santos - INESC TEC (CROB)
João Teixeira - Universidade do Porto

Arquitetura de Informação de um site para o DES

Resposta ao Desafio: DES, caso 1, nº4

Resumo:

O Diretório da Economia Social (DES) pretende reunir na mesma plataforma informações sobre todos os elementos que constituem o Sistema Social, desde dados das organizações, recursos humanos, eventos e outras informações. A SFH propõe uma arquitetura que permita aceder a esses conteúdos de uma forma simples e eficaz. Na nossa solução incluímos também algumas ferramentas colaborativas que facilitem a comunicação entre todas as entidades.

Equipa 4: IG4SI

Equipa 4 IG4S

Catarina Félix de Oliveira - INESC TEC (CESE)
Ana Maria Lima Fernandes - INESC TEC (LIAAD)
Rui Luís Correia Dias - INESC TEC (CESE)

Sistema de Informação para o DES

Resposta ao Desafio: DES, caso 1, nº4

Resumo:

Definição de um site para o Diretório da Economia Social (DES), que permita consulta e atualização das informações existentes na base de dados do DES.

Equipa 5: DIG

4

Pedro Abreu - INESC TEC (CESE)
Fábio Pinto - INESC TEC (LIAAD)
Vânia Almeida - INESC TEC (LIAAD)
Douglas Cardoso - INESC TEC (LIAAD)
Márcia Oliveira - INESC TEC (LIAAD)

EM CrowdHelping

Resposta ao Desafio: ANEM, caso 2 , nº1 e 4

Resumo:

Queremos fortalecer o papel da ANEM como elo de ligação entre os associados e a sociedade. Tendo por base a partilha, a nossa solução visa ir ao encontro das necessidades individuais dos associados, numa vertente socioeconómica mas também como reforço do papel ativo dos portadores de EM na sociedade. Não menos importante será a recolha e análise de informação subjacente a esta com que pretendemos identificar novos casos, sinalizar os principais problemas, mas também sensibilizar a população para esta doença.

Equipa 6: Roraima

Eduardo M. Pereira - INESC TEC (CTM)
Kelwin Fernandes - INESC TEC (CTM)

HIT (HowlamToday)

Resposta ao Desafio: ANEM, caso 2

Resumo:

Sendo os surtos uma preocupação eminente e de elevada importância na evolução da Esclerose Múltipla (EM) como doença crónica, torna-se muito pertinente pensar numa solução que ajude a diminuir o risco de surtos. É aqui que a nossa ideia se inspira, tentando ser um auxílio aos tratamentos individualizados que reduzem a progressão da EM. A outra funcionalidade da nossa solução permitirá às instituições que apoiam os portadores de EM, tais como a ANEM e hospitais, acompanhar de um forma mais contínua e remota os tratamentos dos portadores permitindo tomar ações de auxílio e de carácter social. Como complemento, esta ideia permitirá identificar novos portadores de EM e a sua devida colocação numa rede digital.

Equipa 7: Soen

6

Gil Sampaio - INESC TEC (CPES)
Nuno Fulgêncio - INESC TEC (CPES)
Jorge Filipe - INESC TEC (CPES)

Plataforma Tecnologia Social

Resposta ao Desafio: DES, caso 1

Resumo:

Quer usar o seu conhecimento em favor de causas sociais? Considera que o seu contributo para uma causa social seria mais significativo se fosse numa área do seu conhecimento? E se ao ajudar estivesse também a desenvolver capacidades técnicas? A Plataforma para a Tecnologia Social transforma o seu conhecimento e experiência em desenvolvimento social. Interessado?


Equipa 9: Social Lobe

7

Hugo Choupina - INESC TEC (C-BER)
Pedro Costa - INESC TEC (C-BER)
João Silva - INESC TEC (C-BER)
Mario Espinoza - INESC TEC (C-BER)
Maria do Carmo Vilas-Boas - INESC TEC (C-BER)

Identificação e colocação em rede de pacientes de Esclerose Múltipla

Resposta ao Desafio: ANEM, caso 2

Resumo:

A solução proposta visa promover as vantagens para os pacientes do seu registo em rede e do seu acompanhamento. A proposta está alinhada com o programa anual de atividades da ANEM, e compreende três fases essenciais: identificação, registo e acompanhamento dos pacientes.

Facebook Linkedin Twitter Youtube
 

Logos