Equipas Aprendendo a Voar

(Versão para impressão/download)

O Aprendendo a Voar é um concurso de empreendedorismo que tem como objetivo dar a oportunidade a alunos, professores ou colaboradores da U. Porto, IPP, U. Minho e UTAD (instituições de ensino superior com ligação ao INESC TEC) de apresentarem uma ideia com potencial de negócio.

EQUIPA: SMASH

smash

Frase descritiva do projeto: Smart Waste Disposal Solution

Resumo: O problema abordado foi a crescente produção de resíduos em locais com maior densidade populacional, através de um contentor subterrâneo autossuficiente com sistema de compressão, que trabalha unicamente com energia solar e que permite às companhias de coleta reduzir o número de recolhas, o custo com o pessoal, a poluição do ar e os custos inerentes a todo o processo. O contentor é adequado para plástico, papel e resíduos orgânicos e possui um sistema de compressão hidráulica horizontal, com um ratio de compactação de 4:1. Um sistema de automação controla sensores que avisa a companhia de coleta quando é necessário descarregar o contentor e cria um Rota Inteligente de Recolha. Este sistema cria a rota mais rápida e curta possível tendo por base a zona onde se encontram os contentores que são necessários descarregar e o trânsito na cidade.

equipa: SweatUp

 SweatUP

Frase descritiva do projeto: Sistema de medição da atividade muscular através do suor.

Resumo: O objetivo desta ideia é encontrar um método de medição não invasivo da atividade muscular. Atualmente, a prática de exercício físico é cada vez mais comum, o que leva ao aparecimento de lesões. Algumas destas lesões têm origem na falta de aquecimento pelos praticantes. O sobreaquecimento é também um fator de risco, estando relacionado com a prática de exercício físico num estado de demasiado esforço. Deste modo, este sistema surge como um meio de feedback no qual o atleta é avisado sobre o seu nível de aquecimento. Através da análise do suor seria implementada, nos atletas, uma tira com uma escala de cores. Assim, à medida que o atleta vai fazendo exercício pode visualizar a cor correspondente ao seu nível de aquecimento. Com esta informação o atleta sabe se deve aquecer mais ou se poderá iniciar a sua atividade desportiva.

equipa: Sceelix

sceelix

Frase descritiva do projeto: Cria os teus cenários e elementos 3D de uma forma inteligente!

Resumo: O Sceelix permite criar cenários e elementos digitais em 3D de uma forma simples e inteligente.
Para isso o Sceelix utiliza uma linguagem visual de leitura e utilização mais simples comparativamente com os guiões e linguagens convencionais mais palavrosos. A sua natureza parametrizável faz com que seja possível adaptar e ajustar diferentes aspetos, e escalar cenários sem qualquer esforço.
A tecnologia-chave por detrás do Sceelix é a Procedural Content Generation (criação de conteúdos), que permite definir padrões complexos ou mesmo utilizar dados geográficos inteligentes por forma criar os cenários e elementos.
O Sceelix foi criado como uma ferramenta modular que a torna extensível a outras, permitindo:
• Criar e partilhar novas funcionalidades;
• Criar texturas, efeitos, sons, animações e interações para os seus cenários e elementos, integrando-os com o Sceelix;
• Integração com outras ferramentas ou trabalhos atuais.

EQUIPA: DynBillboard – Real Time Bidding for Public Spaces (Oferta em Tempo Real para Espaços Públicos)

dyn billboard

Frase descritiva do projeto: Tornamos o marketing físico mais inteligente

Resumo: O objetivo deste projeto é tornar mais inteligente o marketing no exterior. Utilizando a nossa tecnologia, as empresas podem otimizar as suas estratégias de marketing, assegurando retorno nos seus investimentos através da quantificação de público. Recorrendo a análises de processamento automático com uma vasta gama de sensores (ex.: câmaras CCTV, sensores meteorológicos, demográficos, etc.), os nossos clientes podem obter feedback sobre diferentes dimensões do público em ambientes exteriores. Além disso, utilizando tecnologias de previsão e de oferta em tempo real, conseguimos prever o tipo de público que irá visualizar uma determinada campanha num futuro próximo. Desta forma, podemos redirecionar a campanha de forma dinâmica por forma gerar impressões no lugar e momento certos.

equipa: Cidade Invisível

cidade invisível

Frase descritiva do Projeto: A “Cidade Invisível” vai além da cidade visual, é a cidade que explora todos os sentidos.

Resumo: O borburinho da Rua de Santa Catarina, o som dos artistas de rua, o cheiro das bancas de fruta e de peixe do Mercado do Bolhão, o som dos sinos da cidade, o sabor de uma francesinha ou de um pastel de nata, o sotaque característico dos habitantes da cidade, a textura da areia da praia… Isto é a “Cidade Invisível”, um roteiro turístico sensorial, pensado para pessoas com deficiência visual, mas possível de ser utilizado por todos. A “Cidade Invisível” é uma aplicação móvel que guia as pessoas pela cidade, sugerindo pontos de interesse sensorial e cultural. Com esta ideia pretende-se acrescentar valor ao mercado turístico pela integração de pessoas com deficiência visual.

equipa: Surf Training (All In One)

surf all in one

Frase descritiva do Projeto: A Surf Training é uma aplicação smartphone que pretende avaliar, monitorizar, comparar e dar suporte ao treino físico geral e específico de qualquer praticante de surf.

Resumo: A partir de um doutoramento na área da biomecânica do surf, foram identificadas as necessidades de avaliação geral e especifica do praticante de surf dentro e fora do mar. Neste contexto, desenvolveu-se um protocolo de testes que contempla os domínios:

  • - Antropometria;
  • - Composição corporal;
  • - Custo energético;
  • - Equilíbrio;
  • - Impulsão;
  • - Postura;
  • - Velocidade;
  • - Força das remadas;
  • - Gestos técnicos específicos.

Deste conjunto de informações multidisciplinar associado à falta de meios para avaliar o praticante de surf dentro e fora da água, nasce uma aplicação/dispositivo que permite avaliar as capacidades gerais e específicas do utilizador, proporcionando assim ganhos de performance. Com o incremento da sua utilização, cria-se também um serviço onlinede nível mundial, que permite comparar resultados entre utilizadores, gerando um ambiente competitivo e saudável para os utilizadores nas diversas regiões do globo. Por conseguinte, a aplicação/dispositivo é então um produto diferenciado no mercado mundial.

EQUIPA PSM (Patient Support Medication)

psm

Frase descritiva do Projeto: Tecnologia de auxílio à toma de medicação

Resumo: Nos dias de hoje, várias instituições necessitam de uma plataforma de apoio aos serviços inerentes a tratamento de doentes com falta de autonomia. Os enfermeiros apresentam dificuldades em lidar com a toma de medicação de diversos pacientes por duas razões: o número de medicamentos que um paciente toma é muitas vezes elevado (ainda mais em condições de internamento), e cada enfermeiro é responsável por assegurar a toma de medicação de um elevado número de doentes. O esgotamento do stock de medicamentos, é ainda outra preocupação, influenciando o estado de saúde dos pacientes caso a medicação não seja tomada. Há portanto a necessidade de uma solução que ajude enfermeiros e doentes, assegurando a estabilidade do paciente e aumento a performance do enfermeiro. Temos como objetivo criar uma aplicação que seja um complemento à supervisão e controlo dos processos relacionados com este tipo de tratamentos. Vamos dispor a aplicação à Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson para fazerem um teste entre 2 a 3 meses e, se a aprovarem, colocaremos a aplicação à venda no mercado para outras instituições. O nosso projeto continua em desenvolvimento, porém temos já temos um primeiro protótipo.

equipa: Ply

ply

Frase descritiva do Projeto: Toalha Desportiva

Resumo: A Ply é uma toalha desportiva que visa proporcionar ao atleta de qualquer desporto, mas essencialmente aos corredores, o conforto de enxugar o suor no final da corrida/esforço físico sem nenhum incómodo associado do transporte da toalha. Para além disso, a toalha ter um bolso para poder levar um ipod, telemóvel, moedas, chaves,etc, o que também é um fator importante para quem pratica running. A toalha pode ser transportada ao pescoço ou à cintura e prende-se facilmente com 2 pedaços de velcro.

EQUIPA: Pillum

pillum

Frase descritiva do Projeto: Solução que visa a diminuição do problema de movimentação de pessoas durante um evento, através da indicação da densidade populacional nas redondezas.

Resumo: Após a participação em alguns eventos de média ou larga dimensão, um problema tornou-se óbvio: a dificuldade de movimentação dos espeCtadores. Perante este contexto, foi pensada uma solução que permitisse que este problema não se mantivesse de forma tão proeminente. Erguendo-se diversos postes com uma altura considerável, é possível indicar a densidade de pessoas na sua zona envolvente. Os mesmos acenderão uma luz vermelha amarela ou verde por ordem decrescente de pessoas na área. Esta solução permite não só a facilidade de movimentação de pessoas como a garantia de segurança: no caso de ser necessário socorrer alguém, o caminho mais rápido torna-se evidenciado. A viabilidade económica da solução é garantida pela possibilidade de ser exposta publicidade nas estruturas, ficando esta numa zona privilegiada de visibilidade.

equipa: PAAR - Posture Audiovisual Assisted Rehabilitation

paar

Frase descritiva do Projeto: "to let people rePAAR themselves"

Resumo: PAAR é uma tecnologia médica que permite a prevenção e tratamento das Lesões Músculo-Esqueléticas relacionadas com a prática profissional. Através de um conjunto de sensores, acoplados em sistemas específicos direcionados para as diferentes profissões, esta tecnologia é capaz de fazer a análise postural do utilizador. Esta análise consiste em:

1. análise instantânea da postura, classificando-a como correta ou incorreta;2. programa de exercícios de prevenção/reabilitação (pré e pós laborais) personalizado para as eventuais consequências das posturas laborais de cada profissional, de acordo com os seus músculos mais afetados e com o seu nível de risco postural clínico;

3. Direcionamento para Serviços de Medicina Física e de Reabilitação, caso o Risco Postural Clínico do utilizador assim o exija;

Toda esta informação pode ser consultada através da Aplicação Móvel ou da Plataforma Web PAAR.

Facebook Linkedin Twitter Youtube
 

Logos