Conferência Instituições de Interface no Sistema de Ensino Superior

  conferência

Numa época de rápidas alterações sociais, culturais e tecnológicas, às instituições de Ensino Superior são colocados desafios com um carácter multidisciplinar que extravasam o conhecimento normalmente detido por um único grupo de docentes, investigadores ou mesmo por uma instituição. A investigação, um dos garantes essenciais da qualidade de ensino transmitida às gerações mais jovens, é também um dos eixos principais para assegurar a internacionalização do sistema de ensino superior, potenciar a qualificação dos recursos humanos e responder às necessidades reais do tecido económico e social.

Esta conferência pretende criar uma oportunidade para análise, reflexão e debate do que são hoje as Instituições de Interface no sistema de Ensino Superior, colocando em perspetiva as razões que estiveram na sua génese e os fatores que condicionaram o seu desenvolvimento para o modelo atual. Os temas em debate procuram apresentar a perspetiva dos vários intervenientes, incluindo as unidades de ensino, as entidades reguladoras e de avaliação, o tecido empresarial e a sociedade em geral, criando desta forma a envolvente  necessária que permitirá perspetivar ações futuras das instituições de interface tendo como referencial as exigências, desafios e perplexidades que caracterizam o tempo presente.     

Programa

09:30Abertura

- Prof. Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto: Boas vindas e introdução ao tema da conferência;

-  Prof. José António Sarsfield Cabral: Participação das Instituições de Interface na produção científica da U.Porto;

- Prof. Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: O papel das Instituições de Interface no desenvolvimento de Portugal – passado e futuro;

10:30Coffee Break

11:00As Instituições de Interface e a Missão das Entidades de Ensino Superior

Moderador – Prof. António Torres Marques (INEGI);

Avaliação pelas Entidades Financiadoras; Prof.ª Maria Arménia Carrondo (Presidente da FCT);

Perceção pelas Entidades de Ensino Superior - Prof. António Cunha (Presidente do CRUP e Reitor da Universidade do Minho) e Prof.ª Rosário Gambôa (Presidente do Instituto Politécnico do Porto);

Visão das Instituições de Interface - Prof. José Manuel Tribolet (INESC), Prof. Carlos Salema (IT), Prof. Manuel Sobrinho Simões (IPATIMUP).

13:30Almoço

14:30Experiências de Outros Países

- Dr. Christer Norström, CEO do SICS (Suécia);

- Prof. Dr Georg Rosenfeld, Director of Research do Fraunhofer – Gesellshaft (Alemanha);

- Prof. Tullio Tolio, Presidente do ITIA - CNR, Itália.

15:30Coffee Break

16:00Aperfeiçoar o Modelo

Mesa redonda moderada pelo Presidente da CCDRN - Professor Emídio Gomes.

Instituições de Interface e Entidades de Ensino Superior: Modelo de relacionamento; Prof. António Cruz Serra (Reitor da Universidade de Lisboa)

As Instituições de Interface na sua função de ligação à Sociedade e às Empresas, Eng. Alberto Barbosa ( Membro do Conselho Superior do Grupo EDP), Dr. Manuel Carlos (Presidente da APICCAPS), Dr. Miguel Stilwell (Administrador executivo da EDP)

Modelos de Organização e Governo, Prof. José Carlos Príncipe (Universidade da Flórida e INESC TEC)

18:00Encerramento

Mesa com os Reitores das Universidades do Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro, Presidente do Instituto Politécnico do Porto e Presidente do INESC TEC

Intervenção do Presidente do INESC TEC, Prof. José Manuel Mendonça

18:30Porto de honra e visita à exposição patente na sede do INESC TEC

Exposição 30 anos: "Evidência da imagem tecnológica", por Prof. Adriano Rangel, David Conceição e João Mariano (alunos FBAUP)

Comissão Organizadora

José Carlos Marques dos Santos(INESC TEC e FEUP)  – Coordenador
Gabriel Torcato David (INESC TEC e FEUP)
João Barroso (INESC TEC e UTAD)
José Luís Santos (INESC TEC e FCUP)
Luís Barbosa (INESC TEC e UM)
Paula Viana (INESC TEC e IPP)

Facebook Linkedin Twitter Youtube
 

Logos