a.bel - Nova Música Interactiva

  • 26 OUT (segunda-feira) a partir das 21h30
  • Casa da Música
  • Público-alvo: colaboradores, parceiros e público em geral
  • Fotografias do evento
  abel

CONCEITO DO CONCERTO “A.BEL - NOVA MÚSICA INTERACTIVA”

Os smartphones tornaram-se companheiros inseparáveis de uma parte significativa da população e mantêm-nos em permanente contacto com o mundo, providenciando um número crescente de modos de interação e de capacidades multimédia. Não obstante, a nossa relação com estes mantém-se sobretudo centrada na ideia do dispositivo pessoal que utilizamos para comunicar, partilhar, trabalhar e jogar  individualmente ou através de serviços online. São inclusivamente vistos como objetos potencialmente disruptivos das experiências sociais coletivas e é por isso comum, nas salas de espetáculos, o pedido para que sejam desligados à chegada. Até agora.

No concerto "a.bel - Nova Música Interactiva" na Casa da Música os smartphones do público serão também eles parte do espetáculo. Este concerto será uma celebração do impacto da tecnologia na música e apresentará, em estreia mundial, uma parte da contribuição que o INESC TEC tem para oferecer neste domínio. A rede de centenas de smartphones e as capacidades audiovisuais de cada um deles serão exploradas como forma de aproximar o público dos performers, estabelecendo um diálogo que explora o vocabulário criado por um grupo de compositores propositadamente para a ocasião.

Para que o público possa atuar com o seu smartphone foi desenvolvida uma aplicação móvel gratuita para Android e iOS chamada app a.bel, já disponível na Google Play Store e na Apple Store.

Para que o concerto tenha sucesso é necessário que os espectadores levem os seus smartphones com as baterias carregadas no dia 26 de outubro e com a app a.bel descarregada. À entrada da Sala Suggia o dispositivo deve ser colocado em modo voo e conectado à rede wi-fi específica fornecida pelo INESC TEC e pela Casa da Música. Dentro da Sala a assistência tem que garantir que o lugar que ocupa corresponde ao lugar marcado no bilhete. Depois é necessário selecionar apenas clicar na opção “go!” para que o smartphone se ligue à rede.

Entre as maiores inovações desta tecnologia estão a possibilidade de conectar um grande número de dispositivos num ambiente fechado com robustez de localização e sincronização, o desenvolvimento de uma plataforma para produção em tempo real e a interatividade entre o público e os artistas num concerto através do uso de smartphones.

As obras do concerto vão ser interpretadas por André Dias, na percussão, Gilberto Bernandes, no  saxofone e o Digitópia Collective, a plataforma artística da Casa da Música reservada à criação musical em suporte tecnológico. A autoria das obras que vão ser apresentadas pertencem a Carlos Guedes (INESC TEC e New York University em Abu Dhabi), José Alberto Gomes (Casa da Música), Neil Leonard (Berklee College of Music, Boston USA) e Rui Penha (INESC TEC e FEUP), que também vão interpretar algumas peças.

Os bilhetes para o “a.bel – Nova Música Interactiva” também já estão disponíveis para compra na Casa da Música e locais habituais, com um custo de 10 euros.Em caso de problemas na instalação da app, pedimos por favor que enviem as vossas dúvidas para o seguinte endereço: a.bel@inesctec.pt

Programa

21:30Concerto "a.bel - Nova Música Interactiva", Concerto Comemorativo 30 anos do INESC no Porto

Obras de Carlos Guedes (INESC TEC, NYU Abu Dhabi), José Alberto Gomes (Casa da Música), Neil Leonard (Berklee College of Music, Boston USA) e Rui Penha (INESC TEC, FEUP);
Intérpretes: André Dias, Gilberto Bernardes (INESC TEC) e Digitópia Collective.

22:30Festa com DJ para colaboradores INESC TEC | Restaurante Casa da Música

Facebook Linkedin Twitter Youtube
 

Logos